Uma das promessas de campanha do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), o recadastramento urbano do município, dá os primeiros sinais de que sairá do papel. Para esta quarta-feira, o peemedebista deve anunciar - em coletiva à imprensa, no prédio da SUCV, a partir das 10h - aquela que é considerada uma das mais modernas ferramentas de gestão pública: o recadastramento urbano.
O Executivo municipal contratou por meio de licitação uma empresa que terá a tarefa de rastrear os imóveis da cidade, por meio de um mapeamento completo do município. O projeto permitirá que a administração crie um sistema de informações geográficas e, por meio dele, fazer a leitura e o planejamento da cidade.
A intenção do governo municipal é que a empresa possa, até mesmo, realizar fotografias do município, gerando um mapa com informações georreferenciadas, ou seja, que possam ser localizadas no território de Santa Maria. O levantamento mapeará, por exemplo, todas as áreas verdes da cidade, as quais estão sendo ameaçadas pelo crescimento populacional desordenado, e que intervenções e operações urbanas são necessárias no curto, médio e longo prazos.
Trabalho deve ser feito de forma integrada com todas secretarias
Mesmo que o nome da empresa ainda não tenha sido revelado pelo governo municipal, a responsável pelo serviço deve trabalhar em conjunto com as demais pastas da gestão municipal - como Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Gestão e Modernização Administrativa, Instituto do Planejamento, entre outros.
O trabalho possibilitará colher informações como dados do proprietário, características do terreno e das construções, medição da área construída, caracterização das atividades que são exercidas no imóvel, além de fotografias das ruas e das fachadas.
A prefeitura terá condições, ao fim do estudo (que deve durar 12 meses), saber, por exemplo, quantas paradas de ônibus existem no município, quantas ruas são asfaltadas (bem como o número de ruas com paralelepípedo, entre outros). Outro ganho da novidade será a possibilidade de se ter informações sobre como e onde construir novos prédios públicos, conforme as necessidades locais, aumentando a eficiência dos serviços.